sábado, 17 de novembro de 2012

PARA QUE OS HOMENS TENHAM MAIS PACIÊNCIA



Quando os homens dizem que “mulher é complicada”, temos que assumir: é verdade! Mas vamos descobrir o porquê?

A mulher suporta uma série de mudanças hormonais desde sua infância, afinal de contas é ela quem está apta a “carregar” a vida em seu ventre durante 9 meses e ainda possui a capacidade de amar e educar de maneira ímpar a sua cria.
Para tanto, é necessária uma série de transformações HORMONAIS durante toda a vida para que essa responsabilidade tenha êxito e que o ciclo vital feminino se complete.

Falaremos brevemente sobre os principais ciclos.

Ora, a passagem da infância para a adolescência feminina envolve o estrogênio e a progesterona, hormônios responsáveis pelo desenvolvimento sexual e pelo ciclo menstrual. Estes, por sua vez trazem as conseqüências de mudanças físicas [seios, pernas, quadris], desejo sexual [interesse de envolvimento físico e emocional pelo outro], mudanças psicológicas [os grandes questionamentos, a rebeldia].

Passada essa fase, ao atingir o momento adulto, a mulher passa a ingerir anticoncepcionais que podem trazer consequências desagradáveis ao organismo, como náuseas, tonturas, enxaquecas, a ausência da libidover vídeo




A gravidez também necessita do hormônio Gonadotrofina coriônica humana [HCG] para inibir a menstruação e uma outra ovulação, mantendo, assim, a gestação, também ao evitar que uma quantidade grande de anticorpos de projetem a expulsar o feto da barriga.

Para o momento do parto, a ocitocina inicia sua produção no corpo semanas antes para facilitar a expulsão da criança. Há vários outros hormônios que se desenvolvem a partir da hipófise [http://www.afh.bio.br/reprod/reprod4.asp]para que o corpo se adéqüe à formação daquela vida.

E, por fim, temos o climatério – período da vida da mulher que antecede a menopausa – esta, por sua vez, denomina, simplesmente, “a última menstrução espontânea da mulher” [http://www.gineco.com.br/menopausa/o-que-e-menopausa/o-que-e-menopausa].

“Quando nem tudo vai bem com a produção de hormônios, podem aparecer alguns distúrbios. Os mais comuns são os ovários policísticos, os de tireóide (hipotiroidismo e hipertiroidismo) e exaustão supra-renal (glândula que regula, por exemplo, as reações do corpo humano ao estresse, liberando o hormônio cortisol). “O estresse, em níveis normais, é bem-vindo, funciona como um estímulo, pois treina o indivíduo a se adaptar às mudanças. Já o problema crônico merece mais cuidado, pois a glândula supra-renal não agüenta”, informa Vânia Assaly, nutróloga e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).


Bem, como se pode notar, a vida de uma mulher não é fácil e não é por vontade dela, mas as próprias condições naturais nos trazem certos prejuízos.

É entendendo um pouco melhor sobre o mundo feminino que filho, marido, pai, namorado podem trabalhar melhor as situações da vida, sem se estressar ou causar maiores danos psico-emocionais para o casal ou núcleo familiar.

Aconselho veemente aos homens que procurem se inteirar sobre as situações; no entanto, sabendo que não é o “forte” dos homens buscar informações para melhorar seus relacionamentos, incentivo, também, as mulheres para se interessarem por si mesmas, ler mais e informar aos seus pares sobre os problemas técnicos que acarretam certos distúrbios, os quais atingem a todos.


FONTES:
http://www.portalfeminino.com.br/Paginas.aspx?area=especiais&id=hormonais

3 comentários:

Ana Carolina disse...

Que tema, interessante, Valéria. Parabéns por nos informar sobre nós mesmas. Meu marido leu... sem muita empolgação, é verdade, mas deve ter ficado alguma coisinha naquela cabeça rsrsrs

Cíntia Moreno disse...

o vídeo me chamou a atnção pois tem acontecido isso comigo. Vou procurar mais informações médicas. Foi importante

Unknown disse...

Ana Carolina e Cíntia, obrigada pelos comentários. Fico feliz em ter ajudado! Grande abraço e continuem nos acompanhando.