quarta-feira, 31 de outubro de 2012

NIÓBIO: Metal mais valioso do que o OURO e nós não ganhamos nada com isso!!

 


Saudações, queridos e queridas!

Este vídeo me foi enviado pelo grande amigo Celso Flávio em 31 de Out/2012. 

É IMPRESSIONANTE o nosso grande desconhecimento sobre temas que realmente podem trazer desenvolvimentos tecnológicos e, consequentemente, sociais extraordinários a nossa população.

Tudo o que esse admirável brasileiro LF Nobre nos repassou no vídeo acima é suficiente para desvendar nossos olhos, mas faço questão de acrescentar alguns outros detalhes [químicos e políticos] para ampliar nossa compreensão:

 

PONTO QUÍMICO
O NIÓBIO é um elemento químico, pertencente ao grupo 5 ou VB da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo — que por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo. É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Em condições normais, é sólido. Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett.
O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio e ferronióbio, uma liga de nióbio e ferro.[1] O nióbio é um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar em temperatura ambiente após um longo período.

Aplicações

É usado em alguns aços inoxidáveis e em outras ligas de metais não ferrosos. Estas ligas devido à resistência são geralmente usadas para a fabricação de tubos transportadores de água e petróleo a longas distâncias.
  • Usado em indústrias nucleares devido a sua baixa captura de nêutrons termais.
  • Usado em soldas elétricas.
  • Devido a sua coloração é utilizado, geralmente na forma de liga metálica, para a produção de joias como, por exemplo, os piercings.
  • Quantidades apreciáveis de nióbio são utilizados em superligas para fabricação de componentes de motores de jatos , subconjuntos de foguetes , ou seja, equipamentos que necessitem altas resistências a combustão. Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini.
  • O nióbio está sendo avaliado como uma alternativa ao tântalo para a utilização em capacitores.

Ocorrência

Grandes depósitos de nióbio foram encontrados associados a rochas de carbonosilicatos, e como constituinte do pirocloro.

O Brasil detém 98% das reservas mundiais exploráveis de nióbio no mundo, e mais de 90% do total do minério presente no Planeta Terra. As Jazidas estão presentes em 3 cidades brasileiras: 61% proveniente de Araxá (MG), 21% das reservas em Catalão (GO) e outros 12% em São Gabriel da Cachoeira (AM).[3]

Outra reserva importante de minerais de nióbio é do Canadá, com 2%.[4]

Precauções

Compostos que contêm nióbio raramente são encontrados pelas pessoas. Porém, em sua maioria, são altamente tóxicos. O pó metálico deste elemento irrita os olhos e a pele, e pode apresentar riscos de entrar em combustão.
Para o nióbio não se conhece nenhum papel biológico.

Referências

  1. [1]
  2. Tinta anticorrosividade de nióbio rende à COPPE patente internacional. Disponível em: <http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=710>. Acesso em: 15 jan. 2009.
  3. Amazônia - Um tesouro a explora
  4. Mineral USGS

Bibliografia


 PONTO POLÍTICO
Na CPI dos Correios, o sr. Marcos Valério deixou escapar que  "levou o pessoal do BMG ao José Dirceu para negociar NIÓBIO" e "o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio." Ninguém teve coragem de investigar...

O NIÓBIO é um metal sem o qual não se fazem foguetes, mísseis, turbinas, armas, aços especiais e  instrumentos  cirúrgicos. Pois saibam que 100% do nióbio comercializado no mundo é brasileiro. Mas oficialmente exportamos só 40% do produzido.
CADÊ A DIFERENÇA? SUMIU? RESULTADO: subfaturamento e prejuízo certo de bilhões de dólares.
Não é de se estranhar que a maior reserva de nióbio em extração está na cidade de Araxá (MG). O prefeito atual foi eleito pela interessante e inusitada coligação de 14 partidos: PT/PDT/PL/PMDB/PSDB/PSC/PP/PPS/PFL/PSDC/PSB/PV/PSL/PC do B.

Isso após Lula ter se hospedado na casa do presidente da CMN, a maior exploradora do nióbio brasileiro, e de ter seu programa Fome Zero financiado pela ONG dessa companhia (Folha de S. Paulo).
E tem mais: logo após o assento do PT no governo nacional, o presidente Lula decretou a criação da reserva "indígena" Raposa Serra do Sol...

E é de se estranhar mais ainda quando os índios se rebelaram, pegaram em armas e fizeram policiais federais como reféns,  exigindo o cancelamento do decreto que cria a tal reserva. Perguntinha ingênua: mas se não são os índios que estão exigindo a criação da reserva, quem seria? Ganha uma das maiores reservas do mundo de urânio e nióbio quem souber responder...
Para finalizar, em recente entrevista o secretário de Turismo da cidade de Araxá relatou a importância do Nióbio...
"Pra que vocês tenham uma idéia daqui, os hotéis da cidade vivem abarrotados... e não só pelos turistas que visitam a cidade em razão do balneário junto ao Grande Hotel, onde se encontram os tratamentos em saunas, duchas, hidroterapia, mecanoterapia e aplicação da lama medicinal... os hotéis ficam abarrotados principalmente pelos americanos, japoneses, europeus, canadenses, árabes, e endinheirados do mundo inteiro atrás desse tal de nióbio... eles precisam dele para mil e uma utilidades... principalmente para a fabricação das turbinas dos aviões...”


Um comentário:

Maurício Melo disse...

É impressionante as questões maiores que envolvem uma nação. As riquezas ficam mesmo para os que detem o conhecimento. é triste. é sujo!! O que faremos? onde estão os sábios que querem o bem da nação?? infelizmente tudo é de cima pra baixo, inclusive a organização para se rebelar contra isso!