sábado, 20 de outubro de 2012

Problemas entre Sogras e Noras: Não podemos ignorar!


Saudações a todos[as] que desejam adquirir e compartilhar conhecimento.

Leitura Bíblica: Provérbios cap.5, versos 1 e 2.


Sabemos que as problemáticas são muitas entre essas duas mulheres tão importantes na vida de um homem [mãe e esposa], mas é necessário que ambas tenham em mente que a educação e os costumes variam de família para família e que, portanto, deverão se abrir para conversas sinceras para que certas más compreensões devam ser "tiradas a limpo", a fim de que isso não tragam grandes problemas familiares.


Outro ponto relevante são as épocas de cada uma: digamos que a sogra tenha 60 anos e a nora, 20 anos, por exemplo; obviamente haverá divergências de pensamentos, de linguagem, de atitudes, de educação. Se cada uma tentar observar e compreender com sabedoria os posicionamentos da outra, respeitando e sabendo que é do bom relacionamento das duas que depende o relacionamento com o filho/marido, manterão a tão sonhada PAZ.


ÉTICA FAMILIAR é extremamente importante: Não fale mal de sua Sogra! Não fale mal da sua Nora! Uma precisa da outra para manter a família em harmonia. Amem-se! Amem-se mesmo! Não há motivos para competirem a atenção do rapaz, pois cada uma tem um papel emocional diferente  na vida dele.


Sogra: sabemos que a boa intenção dela é sincera ao dar opiniões, mas precisa saber que em tudo há limite. Certo é que sua família é uma e a família constituída por seu filho e nora é outra. Por isso cada uma tem seu tempo e metodologia para agir [não interfira a ponto de induzir a outra família para que determinada coisa seja feita conforme sua vontade].


Nora: não tente disputar a atenção do seu esposo com sua sogra. Deixe-a à vontade com ele para que ela não tenha a sensação de que você quer tirá-lo de sua presença. Não discuta posicionamentos. Saiba conversar e não competir.

Pode surgir a pergunta: "E se ela não quiser chegar a um acordo? Se não houver mudanças de atitude?"

Bem, tem-se que continuar agindo com educação, evitando traumas psicológicos maiores; diminuir as visitas; conversar o necessário, convidar para almoços presentear no momento certo... mas sem cara feia, hein? O rancor não leva a lugares sábios.

Você é linda! Realce essa beleza com seu sorriso, mesmo nos momentos mais difíceis.
Com essas poucas e simples dicas, tenho certeza que seu relacionamento "a três" melhorará muito.

Observe o divertido infográfico abaixo:

 

http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_1569233953082888.jpg


Abraço e até a próxima.

 

Fontes parciais:

 http://www.istoe.com.br/reportagens/15412_A+ABSOLVICAO+DOS+GENROS

 

 


2 comentários:

Mariana disse...

o problema todo éque as pessoas não aprenderam a se respeitar. As mães pensam que "perdem" seus filhos para outra mulher e isso não é verdade.

Unknown disse...

Com certeza, Mariana. Cada pessoa tem um papel diferenciado em nossas vidas. É para divulgar pensamentos distintos e debater para que se chegue a alguma melhora nos relacionamentos que estamos aqui, conversando neste importante espaço. Obrigada e grande abraço!