quinta-feira, 21 de março de 2013

VIDA DE ADOLESCENTE - PARTE I

Esse texto é especialmente dedicado aos pré-adolescentes e, aos seus pais ... os que ainda não sabem como agir enquanto estão namorando pelas primeiras vezes.

ADOLESCÊNCIA!!!

Momento de tantos conflitos internos, tantos "será que faço/falo isso ou aquilo??" Nesses dias, por um motivo ou outro estava recordando sobre aquele dilema de um um jovem casal de namorados: falo com aquele amigo/amiga quando estiver com meu namorado/namorada?? Gente, é claro que deve falar! É uma questão de educação! E outra: falar, conversar, cumprimentar não arranca pedaço de ninguém, não é pecado e não significa traição.

Outra questão aterrorizante é sobre a escolha do grupo em que deseja se inserir. Ora, aqui vai um conselho excelente, considerado como "o pulo do gato": não é um grupo que deve nos escolher ou aceitar! Na verdade, nós nos enxergamos, nos conhecemos e nós é que decidiremos se determinado grupo de pessoas merecem nossa presença, a pessoa que nós somos. Nada deve ser forçado, mas escolhido com critério e sem estresse nem pressa! (apesar que esses não são os fortes dos mini-adultos. Eu sei disso! Já fui! rsrsrs)

Esses são apenas dois dos pesadelos que cercam afetiva e socialmente os jovens. 

Por outro lado, observemos os pais. Estes sentem-se envergonhados de alertar ou de aconselhar seus filhos sobre relacionamentos antes que estes venham a ocorrer, motivo pelo qual os jovens deixam de contar aos seus pais que iniciaram sua vida afetiva ou que tiveram algum tipo de problema social na escola, no curso etc, pensando ser isso algo que deve ser escondido, renegado à sociedade... 

Pais, desapeguem-se da imagem filhinho/filhinha indefeso/a! Logo mais a vida se mostrará tortuosa e cheia de conflitos o que impossibilitará esses futuros adultos a terem uma vida inicial menos problemática.

Nenhum comentário: