quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ANTOLOGIAS


Saudações aos meus amigos leitores!

Fazendo a faxina geral e revirando meus documentos encontrei dois cadernos muito importantes resultantes de minhas leituras, pesquisas e observação das palavras de amigos e professores: dois cadernos de ANTOLOGIAS, isto é, coleção de trechos escolhidos em prosa e/ou em verso, seleta.

A partir de agora, compartilharei com vocês algumas de minhas mais importantes frases/textos [possuo uma coletânea com cerca de 500]. Evidentemente, faço questão de que vocês ponham nos comentários tudo o que leu de mais interessante!

Aí vão:

1.      Três fases para o homem:
O ser em si
O ser para si e
O ser para o outro [NIETZSCHE]

2.      O tempo faz tudo valer à pena e nenhum erro é desperdício. [verso de música interpretada pela cantora Ana Carolina]

3.      Aprender implica riscos. [Valéria Lopes]

4.      A gramática é um capítulo da Língua e não a Língua. [Profª de Lingüística da UPE/UFRPE Tany Mara]

5.      O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. [Paulo Coelho, em O Alquimista]

6.      Saber conter-se é uma das primeiras coisas que se deve aprender. [Diderot]

7.      A imprudência costuma anteceder a calamidade. [Appiano de Bello]

8.      Quanto mais você entender de si mesmo, mais entenderá do mundo. [Paulo Coelho, em Brida]

9.      Eu amo o Senhor. E se amar o Senhor é errado, então não quero o certo! [Um príncipe em Nova Iorque, filme]



10.  As coisas em si mesmas não são nem boas nem más. É o pensamento que as torna desse ou daquele jeito. [William Shakespeare, em Hamlet]

11.  Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis... [Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, pg.30]

12.  Muitos teriam chegado à sabedoria se não acreditassem que já eram suficientemente sábios. [Juan Luiz Vive, filósofo espanhol 1492-1540]

13.  Ser útil é ser a pessoa certa no momento exato que se precise. [Clayton Peixoto, ao meu grande amigo de adolescência, uma homenagem]

14.  As reflexões da humanidade são resultado de noites de insônia. [Valéria Lopes]

15.  Um método infalível para formar fanáticos: persuadir antes de instruir. [Voltaire]

16.  A arte é um espelho social de uma época.[Raul Seixas]

17.  Quem pagará o enterro e as flores/ Se eu morrer de amores. [Vinícius de Moraes]

18.  A esperança tem que ter a audácia do desespero. [Millôr Fernandes]

19.  Fazer é a melhor maneira de dizer. [José Martí]

20.  Eu digo que a justiça nada mais é que a conveniência do mais forte. [Platão, em A República]

Agora está com vocês. Estou ansiosa para aprender com cada um!

Nenhum comentário: